Menstruação - O que podemos aprender com a cor do nosso fluxo?

Se já foi a uma sessão de  acupuntura, é provável que lhe tenham feito perguntas sobre a duração, a cor e a consistência da sua menstruação. Porquê,  pode perguntar-se, estamos tão obcecados com o seu sangue menstrual? Somos vampiros? Naaaa….  Esta informação é importante.

A verdade é que, embora as várias consistências e tonalidades de vermelho não sejam normalmente patológicas do ponto de vista ginecológico, podem indicar um desequilíbrio do yin e do yang no corpo, que, se não for tratada, pode potencialmente conduzir a uma condição patológica.

Do ponto de vista da medicina chinesa, a duração média de um ciclo deve situar-se entre 27-32 dias, com 3-5 dias de hemorragia moderada. O fluxo médio deve exigir a utilização de um penso ou tampão normal a cada 3-4 horas. De acordo com a medicina chinesa, as cólicas e os sintomas da TPM, como dores de cabeça, inchaço e sensibilidade mamária, são anormais e normalmente indicam estagnação.

Então, o que é que podemos dizer a partir da cor do seu fluxo? Abaixo listámos as 5 variações mais comuns que vemos na clínica. 
menstruação

A cor ideal deve ser o vermelho carmim e a consistência deve ser bastante semelhante à que veria se estivesse a sangrar de qualquer outra parte do corpo.

O sangue rosa pálido, especialmente com uma consistência aquosa, indica uma deficiência, especificamente do qi do Baço. Na medicina chinesa, o baço é equiparado ao sistema digestivo e é responsável pelo processamento dos alimentos que ingerimos para produzir qi e o sangue (xue). Se o Baço estiver deficiente, não consegue produzir sangue suficiente para uma menstruação adequada, e pode sentir sintomas como inchaço, fadiga e uma sensação de peso ou cãibras nas pernas na altura da menstruação.

O sangue vermelho escuro com coágulos indica que existe estagnação do qi do Fígado. O sistema hepático é responsável pela regulação do fluxo de qi e de sangue em todo o corpo. Qualquer interrupção no fluxo regular de qi pode levar a sintomas de estagnação na altura do período, especialmente dores abdominais, dores de cabeça e dores nos seios. O Fígado é facilmente afetado pelo stress, pelo que pode notar o aparecimento ou aumento destes sintomas durante meses particularmente stressantes.

menstruação

O sangue vermelho vivo que é espesso, quase semelhante a um muco, é normalmente uma indicação de calor (pense em inflamação). 

O sangue com um tom mais púrpura e com grandes coágulos indica-nos que existe estagnação de sangue. Se a estagnação persistir durante um longo período de tempo, pode levar ao que a medicina chinesa designa por “estase de sangue”, que normalmente se apresenta como sangue muito escuro, quase arroxeado, com grandes coágulos. Esta situação pode incluir doenças como a endometriose e os miomas e, normalmente, envolve cólicas muito intensas, agudas e lancinantes e um fluxo intenso.

Se tiver algum destes sintomas, a medicina chinesa pode ser especialmente eficaz no alívio dos mesmos. Por vezes, o tratamento requer 3 a 6 meses de acupunctura e plantas medicinais (fitoterapia) e, por vezes, é tão simples como um saco de água quente e não ceder aos desejos de comer gelado e chocolate na altura da menstruação. Consulte um terapeuta de Medicina Chinesa para fazer uma avaliação e determinar exatamente o que a cor da sua menstruação indica e como a medicina chinesa pode ajudar.

Explore os nossos artigos
Marque a sua consulta ou envie-nos um e-mail

Estamos disponíveis para consultas na clínica e virtuais, com horários disponíveis durante todo o dia. Temos localizações no Entroncamento e Tomar. Ver todas as localizações.

 
Scroll to Top