CUIDE DA SUA SAÚDE
Apoio à Fertilidade, feito à sua medida
O nosso método
Estamos aqui para fornecer apoio personalizado à fertilidade com resultados significativos. Com raízes na Medicina Chinesa, colocamos os cuidados integrativos ao seu alcance, dando-lhe o poder de cuidar da sua saúde. Quer nos consulte virtualmente ou na clínica, somos parceiros ao longo da sua jornada.
TRATAMOS O SEU CORPO & MENTE DE FORMA HOLÍSTICA
Sendo um sistema completamente holístico, a Medicina Chinesa é capaz de abordar a complexa interação entre a química do corpo e as emoções de forma muito eficaz.
A NOSSA ABORDAGEM É SEGURA E CLINICAMENTE EFICAZ
Com especialidade em fertilidade e fitoterapia chinesa estamos qualificados para selecionar fórmulas e elaborar planos de tratamento que abordam os seus sintomas e tratam todo o seu corpo.
ESTIMULAMOS SUAVEMENTE O SEU CORPO PARA O EQUILÍBRIO
Ajudamos a estimular as capacidades inatas de auto-cura do seu corpo através da acupuntura, medicina herbal, conselhos dietéticos e sugestões de estilo de vida.
Pronta/o para começar?
SERVIÇOS VIRTUAIS DE FERTILIDADE
Os nossos serviços virtuais de fertilidade oferecem-lhe apoio adicional em qualquer lugar, onde quer que esteja.
SERVIÇOS DE FERTILIDADE NA CLÍNICA
Em clínica oferecemos acupunctura, fórmulas de plantas medicinais personalizadas e recomendações dietéticas.
APOIO À FERTILIDADE
Dedicamos o tempo necessário para compreender o padrão particular de sintomas de cada paciente e elaborar um plano de tratamento único baseado na Medicina Tradicional Chinesa. Quer esteja a consultar-nos para tratamentos, a aprender sobre a sua saúde, a juntar-se a nós para eventos informativos ou a mergulhar no nosso rico arquivo de blogue, compreendemos que não existe uma abordagem única aos cuidados de saúde.
Apoio em qualquer fase
A medicina Chinesa pode ajudá-la em todas as fases do seu percurso de fertilidade, desde a tentativa natural até à utilização de tecnologias de reprodução assistida, como a inseminação intra-uterina (IUI) e a fertilização in-vitro (FIV).
PREPARAR
Acreditamos que corpos saudáveis são a chave para bebés saudáveis. Estamos aqui para a ajudar com conselhos sobre nutrição, boa forma física e hábitos saudáveis, bem como para lhe oferecer uma afinação reprodutiva geral para a pôr em boa forma para a gravidez.
TENTAR
Criado para apoiar a conceção ativa, o seu plano de tratamento irá ajudá-la a equilibrar as suas hormonas, regular o seu ciclo e corrigir quaisquer outros desequilíbrios para a preparar para a conceção e otimizar a qualidade dos óvulos.
PMA/ FIV/ IU
A nossa missão é devolver-lhe o controlo, trabalhando em conjunto para desenvolver um plano de tratamento concreto com objectivos claros em mente. Podemos ajudar a melhorar a função ovárica e o desenvolvimento dos folículos, aumentar o fluxo sanguíneo uterino e muito mais. Utilizamos o protocolo de Paulus adaptado.
Utilizamos a medicina chinesa para tratar uma série de problemas de fertilidade.
Explore algumas das condições que tratamos:
A nossa reserva ovárica diminui naturalmente à medida que envelhecemos, mas esta condição também pode afetar as mulheres mais jovens, quer quando o fornecimento de óvulos se esgota antes do previsto, quer quando os óvulos não respondem à FSH e, por isso, não amadurecem. De qualquer forma, os níveis de estrogénio baixam porque os folículos deixam de libertar a hormona. Quando os níveis de estrogénio baixam, surgem os sintomas normalmente associados à menopausa: ausência de período menstrual, afrontamentos, suores noturnos, problemas de sono, alterações de humor, secura vaginal e baixo desejo sexual. A acupunctura e as plantas medicinais chinesas podem ajudar uma paciente com reserva ovárica reduzida, equilibrando as hormonas e ajudando cada óvulo a atingir o seu potencial.
COMO SE PODE AJUDAR
Inclua um pouco de sementes de linhaça na sua dieta porque contém fitoestrogénios, proteínas e gorduras saudáveis, que irão apoiar o seu equilíbrio hormonal.
Experimente usar sementes de linhaça moídas nos seus cereais de pequeno-almoço ou óleo de linhaça no seu molho para salada (as sementes de linhaça inteiras não são facilmente digeridas, pelo que os benefícios são menores).
Existem muitas razões pelas quais pode não estar a ter o período. A amenorreia pode estar relacionada com excesso de exercício físico, deficiências nutricionais, SOP e desequilíbrios hormonais, alguns dos quais afectam o eixo hipotálamo-hipófise-ovário. Os tratamentos são personalizados assim como as fórmulas à base de plantas tendo em conta cada caso específico, para a ajudar a ovular e a regular os seus ciclos. Podemos também sugerir algumas mudanças na dieta e no estilo de vida para apoiar os seus tratamentos.
COMO SE PODE AJUDAR
Limite o seu exercício aeróbico a 30m 4x/semana até o seu ciclo ter sido reiniciado.
Inclua muitas proteínas e gorduras saudáveis na sua dieta. Limite os alimentos crus e frios e dê prioridade aos alimentos quentes, como a sopa.
Tome um suplemento de ácidos gordos essenciais para promover o equilíbrio hormonal.
Os períodos menstruais irregulares são muito comuns e podem dificultar a conceção. Mesmo que não esteja a tentar ter um bebé, a medicina chinesa considera que um ritmo menstrual regular é um sinal importante de boa saúde. A menstruação irregular pode ser causada por um desequilíbrio que resulta em flutuações hormonais ao longo do mês. A acupunctura e as plantas medicinais chinesas são utilizadas há centenas de anos para equilibrar as hormonas, restabelecer o ritmo e incentivar uma ovulação mais previsível, o que ajuda a regular o ciclo menstrual.
COMO SE PODE AJUDAR
Siga uma dieta que não sobrecarregue o seu fígado com demasiados compostos sintéticos, dando prioridade a alimentos integrais e não processados e ingerindo muita fibra.
Procure comer 60% de vegetais e frutas, 30% de hidratos de carbono complexos e 10% de proteínas (carne magra, peixe gordo, queijo magro, nozes e sementes).
A hormona folículo-estimulante (FSH) é uma hormona libertada pela glândula pituitária que diz aos ovários para começarem a preparar um óvulo para ovular em cada ciclo. À medida que se aproxima da menopausa, as hormonas que regulam o ciclo menstrual começam a mudar. À medida que envelhecemos, pode tornar-se elevada e níveis mais elevados estão associados a uma diminuição da fertilidade. Os níveis de FSH flutuam em cada ciclo e podem responder muito bem à acupunctura e à medicina chinesa. A maioria das clínicas de fertilidade exige que a FSH esteja dentro de um determinado intervalo para poder prosseguir com os tratamentos reprodutivos, pelo que a regulação desta hormona pode ser muito importante para a fertilidade e para o sucesso de tratamentos como a FIV.
COMO SE PODE AJUDAR
Se a sua FSH estiver elevada, verifique se está a ovular e, em caso afirmativo, continue a tentar a conceção natural
Utilize técnicas de meditação e visualização para reduzir o stress e ajudar a normalizar a FSH.
Evite dietas de baixas calorias e limite consumo de café e álcool.
Uma fase lútea que dure menos de doze dias é demasiado curta para que o endométrio se desenvolva o suficiente para suportar adequadamente um óvulo fertilizado. Isto é conhecido como defeito da fase lútea. É um distúrbio endócrino comum, presente numa parte significativa das nossas pacientes com problemas de conceção e em mais de um terço das pessoas com perdas repetidas de gravidez precoce. Níveis baixos de progesterona na fase lútea são também um indicador. Pode ter uma fase lútea normal de doze a catorze dias, mas mesmo assim ter níveis de progesterona demasiado baixos. O resultado é o mesmo: se não houver progesterona suficiente, o endométrio não pode desenvolver-se e funcionar corretamente. Alguns estudos implicaram este defeito no fraco desenvolvimento dos folículos e em níveis insuficientes de FSH e LH.
COMO SE PODE AJUDAR
Experimente Vitex Agnus castus (chasteberry) para ajudar a prolongar a fase lútea; tome 16 gotas da tintura (ou siga as instruções da embalagem) duas vezes por dia desde a ovulação até ao início do período. É especialmente útil se tiver uma transição lenta entre o pico de LH e a ovulação.
Existem muitas causas para o aborto espontâneo recorrente, algumas das quais podem ser tratadas com acupunctura e ervas chinesas. Nas nossas consultas podemos ajudar a determinar potenciais desequilíbrios que levam à perda precoce da gravidez. Estudos demonstraram que a acupunctura pode prevenir alguns tipos de aborto espontâneo, pelo que recomendamos às grávidas recentes que continuem os tratamentos de acupunctura.
COMO SE PODE AJUDAR
A chave para tratar abortos espontâneos repetidos é descobrir a causa consultando o seu médico. A maioria dos médicos centra-se nas hormonas, na anatomia (especialmente do útero), na genética (cromossomas anormais no parceiro ou no feto) e na trombofilia (coagulação hiperactiva). Estas são causas prováveis, mas também vale a pena investigar as causas ambientais, imunológicas e infecciosas. Na nossa experiência, os problemas imunológicos e as infecções são as causas mais frequentemente ignoradas de abortos espontâneos repetidos. Também é importante considerar o que se está a passar com ambos os parceiros, não apenas com a mulher.
A infertilidade de fator masculino é responsável por 40% dos casais que lutam para conceber. Estudos recentes demonstraram que a acupunctura para a fertilidade ajuda a melhorar a contagem, a motilidade e a morfologia dos espermatozóides, bem como a corrigir alguns factores imunitários que podem interferir com a conceção. Os tratamentos que afectam a qualidade do esperma, tanto na medicina chinesa como na medicina ocidental, podem demorar um mínimo de 3-4 meses, pelo que é melhor começar o mais cedo possível
COMO SE PODE AJUDAR
Encorajamos todos os nossos pacientes a comer o máximo possível de alimentos orgânicos e não processados, mas isto é particularmente importante para os homens que estão a tentar engravidar, porque estudos repetidos mostraram que as toxinas ambientais têm um impacto negativo na qualidade e contagem do esperma.
Um diagnóstico de infertilidade inexplicada pode ser um dos mais difíceis de receber. Um dos muitos pontos fortes da medicina chinesa é a ênfase na saúde do ciclo menstrual e a sua capacidade de introduzir alterações subtis no ciclo que podem melhorar a fertilidade, mesmo quando não se detectam problemas com os testes médicos.