Prevenção! Controlar o stress agora pode ajudar a prevenir dores no corpo, doenças cardiovasculares e desregulação do açúcar no sangue.
Se precisar de ajuda contacte-nos para marcar uma consulta de Acupuntura e Medicina Chinesa.
blog / Medicina Chinesa
Por que me devo preocupar em controlar os meus níveis de stress? Devo dar importância?
Sabia que o stress crónico pode predispor a muitas condições de saúde desconfortáveis e graves? Tensão muscular crónica, doenças cardiovascular, hipertensão, aumento de peso e diabetes tipo 2.
Na verdade, o stress é a razão mais frequente pela qual as pessoas recorrem à acupuntura. Certamente é verdade na minha prática clínica.
Quando está sobrecarregado pelo stress, o corpo redireciona os seus recursos para longe das funções do dia-a-dia, como digestão, função imunitária, reprodução e reparação celular.
Em vez de descansar e digerir, o corpo entra em modo de luta ou fuga. A adrenalina é libertada para lhe dar mais energia. Também aumenta a frequência cardíaca e faz com que os músculos fiquem tensos.
Outra hormona do stress, a norepinefrina, inunda o sistema. Isso faz com que o sangue seja direcionado para longe de seus órgãos digestivos e reprodutivos para os músculos.
Estas respostas são muito úteis em casos de ameaças físicas. Precisamos de energia extra para parecermos maiores e mais fortes, e termos mais oxigénio disponível para os músculos quando precisamos lutar ou fugir de um tigre.
O problema é que não estamos a tentar fugir de um tigre. Estamos realmente a tentar cumprir com um prazo ou lidar com uma situação interpessoal desafiante.
Então, em vez de o stress ajudar a escapar a uma ameaça real, a resposta ao stress pode fazer com que fique irritado e ansioso. Pode também experienciar tensão muscular crónica e diminuição da saúde cardiovascular.
E depois há a terceira hormona do stress que o corpo liberta – cortisol, o responsável pelo aumento de peso.
O cortisol ajuda a dar mais energia e foco para fugir ou lutar contra um tigre, convertendo gordura em açúcar. Ele garante que o cérebro e músculos tenham toda a energia de que precisam para funcionar numa crise.
Parece uma coisa boa, certo? E o cortisol não deveria estar a fazer perder peso quando converte gordura em energia útil?
Bem não. Quando o cortisol é libertado, reduz a produção de insulina.
A insulina é a hormona que abre a porta para que o açúcar da corrente sanguínea possa entrar nas células e dar-lhes energia para funcionar.
Portanto, sem insulina suficiente, essa quantidade de açúcar fica a flutuar na corrente sanguínea e não pode ser acedida pelas células. As células esgotadas enviam um sinal ao seu cérebro de que está com fome e esse aumento do apetite pode levar a um aumento de peso.
Além disso, fica com o açúcar aumentado na corrente sanguínea que não é usado pelas células. Se está stressado e não fizer exercício regularmente, pode levar a um aumento crónico de açúcar no sangue.
Isso, por sua vez, pode levar à resistência à insulina e ao diabetes tipo 2.
Durmir 9 horas e dar descanso ao corpo e à mente;
Praticar exercício físico de forma moderada. Caminhadas podem ser um bom inicio, lembre-se que o excesso de exercício físico aumenta os níveis de cortisol;
Fazer pausas enquanto trabalha.
Respirar conscientemente durante o dia
Fazer um escalda pés com água morna/quente ao final do dia para diminuir a adrenalina;
Prevenção! Controlar o stress agora pode ajudar a prevenir dores no corpo, doenças cardiovasculares e desregulação do açúcar no sangue.
Se precisar de ajuda contacte-nos para marcar uma consulta de Acupuntura e Medicina Chinesa.
Estamos disponíveis para consultas na clínica e virtuais, com horários disponíveis durante todo o dia. Temos localizações no Entroncamento e Tomar. Ver todas as localizações.