Fertilidade masculina: como a medicina chinesa pode ajudar

Quando as pacientes vêm á consulta para tratamento de fertilidade, perguntamos sempre se elas ou o seu parceiro, caso tenham um, fizeram uma análise ao sémen. As mulheres que não engravidam partem muitas vezes do princípio de que o problema está nelas e muitas ficam surpreendidas quando descobrem que, para 30% dos casais inférteis, o problema é o fator de fertilidade masculina.

A análise do sémen mede uma série de aspectos da fertilidade masculina

  • Contagem do sémen – Qualquer valor superior a 20 milhões de espermatozóides por mililitro é considerado normal.
  • Morfologia – Mede a forma dos espermatozóides. Uma amostra é considerada normal se mais de 30% dos espermatozóides tiverem uma forma regular. Mas alguns laboratórios avaliam a morfologia de forma diferente, pelo que é importante consultar o seu médico sobre o que é normal.
  • Motilidade – Verifica se os espermatozóides conseguem nadar e avançar. Uma amostra em que mais de 60% dos espermatozóides têm um bom movimento para a frente é considerada normal.
  • Volume – Mede o volume do sémen, sendo que qualquer medição entre 1 ml e 6,5 ml é considerada normal.
  • Liquefação – Quando o sémen é produzido pela primeira vez, tem uma consistência semelhante a um gel. Este gel é formado por proteínas das vesículas seminais que são quebradas à medida que o sémen se torna mais líquido. Normalmente, são necessários menos de 20 minutos para que uma amostra de sémen passe de gel a líquido. Um tempo de liquefação anormalmente longo pode indicar uma infeção.
  • Outros – o teste pode também procurar glóbulos brancos que podem indicar uma infeção, o PH da amostra e os níveis de frutose.
esperma fertilidade masculina  

A boa notícia é que são gerados novos espermatozóides a cada 72 dias, pelo que podem melhorar a sua fertilidade muito rapidamente através de ajustes no estilo de vida. 

No entanto, é também importante que consultem um médico para se certificarem de que não existem problemas hormonais ou estruturais subjacentes que estejam a afetar a sua capacidade reprodutiva. 

O nosso papel é oferecer soluções integrativas e complementares que trabalham em conjunto com os conselhos do seu médico.
  • Acupunctura – Vários estudos credíveis, como este e este, mostraram que o tratamento regular com acupunctura pode ter um impacto na qualidade do sémen.
  • Plantas medicinais – As fórmulas chinesas são muito úteis para melhorar todos os aspectos da qualidade do esperma. A nossa experiência é comprovada por estudos como este. Cada fórmula é prescrita individualmente e adaptada às suas necessidades específicas de cada paciente.
  • Dieta – Encorajamos todos os nossos pacientes a comer o máximo possível de alimentos orgânicos e não processados, mas isto é particularmente importante quando se está a tentar engravidar, porque estudos repetidos mostraram que as toxinas ambientais têm um impacto negativo na qualidade e contagem do esperma. Como muitos de vós sabem, a contagem de espermatozóides diminuiu drasticamente em todos os homens nos últimos 50 anos, o que pode ser atribuído à enorme quantidade de químicos tóxicos que todos nós ingerimos atualmente.
  • Drogas e álcool – Fumar, embora não reduza a contagem de espermatozóides, danifica o ADN dos espermatozóides, o que pode levar a uma maior probabilidade de aborto. O consumo excessivo de álcool pode afetar os níveis hormonais e levar à atrofia dos túbulos semeníferos, à perda de espermatozóides e a um aumento de espermatozóides anormais. O consumo de marijuana tem demonstrado reduzir a contagem de espermatozóides e o volume do sémen. Se precisar de ajuda para abandonar hábitos pouco saudáveis, basta perguntar-nos.
  • Peso – O excesso de peso afecta a contagem e a motilidade dos espermatozóides, como mostra este estudo. A partir da investigação, parece que mesmo um pouco de excesso de peso pode reduzir a fertilidade e os obesos têm uma maior probabilidade de serem inférteis.
  • Mantenha-se fresco – os espermatozóides desenvolvem-se melhor em ambientes frescos e há muitas pesquisas que implicam tudo, desde banhos quentes a computadores portáteis, na diminuição da contagem de espermatozóides.

É importante observar que a escolha das fórmulas deve ser cuidadosamente adaptada à sua situação individual. Além disso, algumas plantas têm propriedades semelhantes ao estrogénio e não são adequadas para pacientes com fibromas, endometriose, adenomiose ou tendência ao crescimento de cistos. Portanto, é fundamental consultar um especialista qualificado ou um profissional de saúde antes de incorporar a fitoterapia.

Explore os nossos artigos
Marque a sua consulta ou envie-nos um e-mail

Estamos disponíveis para consultas na clínica e virtuais, com horários disponíveis durante todo o dia. Temos localizações no Entroncamento e Tomar. Ver todas as localizações.

 
Scroll to Top