Acne – a visão da Medicina Tradicional Chinesa

Sofia Ribeiro Acupuntura e Medicina Chinesa

Acne – a visão da Medicina Tradicional Chinesa

November 17, 2021 Uncategorized 0
Acne Acupuntura Entroncamento
16 / 100

Acne é uma condição muito comum que se manifesta como pontos negros, pontos brancos, pústulas, pele oleosa e possibilidade de aparecimento de cicatrizes. Embora o acne seja mais prevalente em adolescentes, não é incomum observá-lo em qualquer idade, desde recém-nascidos até mulheres na menopausa. O Acne não é uma doença séria e muitas vezes é considerada uma parte normal da vida, mas pode ser muito difícil de lidar psicologicamente.

Na maioria das vezes, o acne é causado por desequilíbrios hormonais, dieta inadequada, sono insuficiente ou cosméticos e produtos de limpeza prejudiciais. Outros fatores que podem afetar a pele são o uso de drogas, poluição, tabagismo, má digestão, menstruação irregular ou eliminação inadequada da epiderme.

acne2

É importante diagnosticar corretamente o acne, como em qualquer outro distúrbio, antes que um plano de tratamento possa ser elaborado. Assim como olhar a localização do problema – rosto, costas, pescoço, braços, etc., o tipo de mancha – ponto negro, pústulas, etc., e olhar o corpo como um todo. Alguns fatores que agravam o acne são alimentos picantes, chocolate, gorduras, laticínios, café ou fatores ambientais externos, como clima quente e úmido ou muito seco.

O Acne na Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

Existem registros da MTC relacionados com casos e tratamentos de acne que datam mais de 2.000 anos. É claro que muitas das causas mudaram ao longo dos anos, mas os desequilíbrios internos e os planos de tratamento para os corrigir ainda são os mesmos.

Existem vários desequilíbrios que podem levar ao aparecimento de acne na teoria da MTC, estes enquadram-se em duas categorias:

  1. Fatores externos – incluindo dieta inadequada, ambiente externo e escolhas de estilo de vida. Fumar, beber álcool, comer alimentos picantes, gordurosos ou muito doces podem levar ao acúmulo de umidade internamente. Quando a umidade se forma diminui o fluxo de Qi e sangue. Quando o Qi, o sangue e / ou a umidade ficam bloqueados, o atrito é criado, aquecendo a área, às vezes a ponto de se formar calor tóxico.
  2. Desequilíbrio de órgãos – Existem cinco desequilíbrios de órgãos mais comuns que levam a problemas de pele. Podem ser causados por muitos fatores e, geralmente, os pacientes com acne enquadram-se em mais de uma categoria.
  • Calor no Pulmão – geralmente é caracterizado por pontos negros e pústulas que aparecem na testa, ao redor do nariz e na parte superior das costas e do tórax. Uma pessoa com calor nos pulmões geralmente também apresenta uma sensação de calor, talvez tosse seca, dor de garganta e muitas vezes sente sede de bebidas geladas.
  • Calor no Estômago – geralmente aparece como pontos brancos e pretos ao redor da boca e na parte superior das costas e do peito. Quando há calor no estômago, a pessoa pode sentir fome excessiva, pode ter aftas, azia e notar sangramento nas gengivas ao escovar os dentes. Também podem ter indigestão e ficar com muita sede. Frequentemente, sentirão muito calor e suor abundante.
  • Calor do sangue – borbulhas vermelhas geralmente aparecem ao redor do nariz, boca e sobrancelhas. A acne hormonal geralmente enquadra-se nesta categoria, que piora com a menstruação. Muitas erupções cutâneas e doenças são causadas pelo calor do sangue. Isso pode ser acompanhado por inquietação mental, sono insuficiente ou sangramento nasal.
  • Calor Tóxico – Caracterizado por pústulas que costumam ser dolorosas. Cistos inflamados podem estar presentes e, frequentemente, na parte superior das costas e no tórax, bem como em qualquer local da face. Quando o calor se torna tóxico, inchaço, vermelhidão e dor estão sempre presentes. Caspa e suor com cheiro forte também podem estar presentes.
  • Umidade Calor com calor tóxico e estase de sangue – haverá cistos e nódulos profundos, dolorosos e muito vermelhos, cheios de pus. Frequentemente, manchas e cicatrizes ocorrem nesta fase. Apresentam-se como lesões de aparência arroxeada e geralmente deixam crostas escuras. A pele geralmente é bastante oleosa e, embora o acne possa aparecer em qualquer lugar, tende a ocorrer na zona de desintoxicação, ao redor da boca, queixo e pescoço.
  • Deficiência de Qi do Pulmão e do Baço – esta condição costuma estar subjacente, que é combinada ou leva ao acúmulo de umidade. As pústulas costumam durar muito tempo e demoram a desaparecer. Esta pessoa pode ter uma tosse fraca, baixa imunidade e estar frequentemente cansada. Também pode apresentar nariz entupido, obstipação, micção frequente, ronco ou voz anasalada.

Tratamento

O acne, como a maioria das doenças ou distúrbios, é tratada com mais de um ramo da MTC. Os pontos de acupuntura serão escolhidos dependendo da diferenciação de síndrome que o paciente apresenta (após a anamnese e o diagnóstico pelo pulso e língua).

Embora muito útil, a acupuntura sozinha geralmente não é suficiente para tratar o acne. Uma ou mais fórmulas de fitoterapia são frequentemente usadas junto com sessões regulares de acupuntura e são adaptadas a cada paciente para lidar com o acne, bem como outros sintomas que possam estar associados.

As escolhas do estilo de vida serão também consideradas. É comum remover todos os alimentos gordurosos, fritos, gordurosos, laticínios, chocolate, açúcar, cafeína e / ou, às vezes, marisco. Muitas vezes, é recomendado adicionar mais pepino, melancia, peras, feijão-mung, framboesas e repolho à dieta.

O acne pode ser uma parte frustrante da vida, muitas vezes tratada com soluções de limpeza agressivas ou mesmo com medicamentos mais agressivos que podem causar efeitos secundários realmente complexos e devastadores. Com nutrição adequada, produtos cosméticos, tratamentos faciais regulares para limpar a pele e sessões regulares de acupuntura / MTC, é absolutamente possível obter e manter uma pele bonita e sem manchas.

Envie-nos as suas dúvidas!