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11 Superalimentos para a fertilidade

Quando se está a tentar engravidar, pode sentir-se como se precisasse de um doutoramento em nutrição. Que alimentos deve comer (ou evitar)? Será que aquele copo de vinho terá impacto na sua fertilidade? 

Felizmente, nós ajudamo-la. Aqui estão 11 superalimentos para a fertilidade que podem ajudar a aumentar as suas hipóteses de conceber e ter uma gravidez saudável.

CONCLUSÕES PRINCIPAIS

A alimentação tem um impacto na fertilidade de muitas formas, sendo que certos nutrientes, como o ácido fólico, são essenciais para uma boa saúde reprodutiva.

O consumo de uma dieta rica em frutas, legumes, proteínas e cereais integrais é uma boa forma de aumentar as hipóteses de uma conceção bem sucedida.

Certos alimentos, como as bagas, o peixe gordo e as nozes, são potências nutricionais que pode querer considerar consumir mais se quiser melhorar a sua fertilidade geral.

COMO É QUE A ALIMENTAÇÃO AFECTA A FERTILIDADE?

11 Superalimentos para a fertilidade

Uma boa nutrição é vital para a saúde em geral, e isso inclui a saúde reprodutiva. Quando estão a tentar engravidar, os casais são frequentemente inundados com conselhos sobre o que fazer (e o que não fazer) para aumentar as suas hipóteses de sucesso. 

E embora alguns destes conselhos possam ser úteis, muitos deles baseiam-se mais em contos da carochinha do que em provas científicas. Então, o que é que a investigação mais recente diz sobre o papel da dieta na fertilidade? Vamos dar uma olhadela.

Há algumas coisas que sabemos com certeza quando se trata da relação entre a dieta e a fertilidade. Por exemplo, sabemos que o excesso de peso ou a obesidade podem ter um impacto negativo na fertilidade, tanto nos homens como nas mulheres. 

Também sabemos que certos nutrientes são essenciais para a saúde reprodutiva. 

Por exemplo, o ácido fólico é essencial para as mulheres grávidas porque ajuda a prevenir defeitos congénitos do cérebro e da coluna vertebral. 

Também sabemos que uma dieta rica em alimentos processados, gorduras saturadas e hidratos de carbono simples pode levar à resistência à insulina, que tem sido associada a um risco acrescido de infertilidade ovulatória (ou seja, dificuldade em engravidar devido a irregularidades na ovulação). 

Por outro lado, uma dieta rica em frutas, legumes, cereais integrais e gorduras saudáveis tem demonstrado melhorar a fertilidade tanto em homens como em mulheres. Além disso, é aconselhável limitar ou evitar completamente o álcool quando se está a tentar engravidar.

QUE ALIMENTOS AJUDAM A AUMENTAR A FERTILIDADE?

Se está a tentar engravidar, pode estar à procura de formas de aumentar a sua fertilidade. Felizmente, existem muitos superalimentos para a fertilidade que podem ajudar. Aqui estão 11 dos melhores.

ESPARGOS

Um dos melhores alimentos que aumentam a fertilidade são os espargos. Este humilde vegetal está repleto de nutrientes como o folato e a vitamina K, que são essenciais para a saúde reprodutiva. 

Os espargos também contêm níveis elevados de inositol, um hidrato de carbono que demonstrou melhorar a ovulação em mulheres com SOP. 

Experimente assá-los com um pouco de azeite e sal marinho para um acompanhamento simples!

ESPINAFRE

Um dos melhores alimentos para a fertilidade são os espinafres. Estas folhas verdes estão repletos de nutrientes, incluindo folato, que é essencial para o desenvolvimento embrionário. Estudos demonstraram que as mulheres que consomem quantidades adequadas de folato têm um risco menor de abortar. 

Cozinhar os espinafres torna os nutrientes muito mais fáceis de absorver. Cozinhar a vapor, adicionar umas colheres cheias de caldo de legumes ou saltear em azeite são todas óptimas opções. Apenas alguns punhados por dia podem fazer uma grande diferença na sua fertilidade

FEIJÕES E LENTILHAS

Os feijões e as lentilhas não só são excelentes fontes de ferro, proteínas e fibras, como também são uma forma muito económica de aumentar a sua fertilidade. O ferro é essencial para a produção de glóbulos vermelhos saudáveis, que transportam o oxigénio para os órgãos reprodutores. 

As proteínas fornecem os blocos de construção das hormonas e as fibras ajudam a regular os níveis hormonais. Para além disso, o feijão e as lentilhas são uma boa fonte de folato, um nutriente que tem demonstrado reduzir o risco de defeitos congénitos. 

Quando se trata de fertilidade, o feijão e as lentilhas são uma fonte de nutrientes. Para uma forma fácil de os adicionar à sua dieta, experimente utilizá-los como base para uma sopa ou guisado.

FRUTOS SECOS

Se está à procura de aumentar a sua fertilidade, pode querer adicionar alguns frutos secos à sua dieta. Os frutos secos são uma fonte rica em ácidos gordos ómega 3 e vitamina E, ambos nutrientes importantes para a fertilidade. 

As gorduras ómega 3 ajudam a promover o equilíbrio hormonal, enquanto a vitamina E é essencial para a saúde reprodutiva. Além disso, os frutos secos são uma excelente fonte de antioxidantes, que podem ajudar a proteger os seus óvulos e espermatozóides de danos oxidativos. 

Para obter o máximo benefício dos frutos secos, experimente adicionar uma mão cheia às suas papas de aveia matinais ou misturá-los num batido. Também pode usá-las como cobertura para saladas ou como um snack saudável.

GEMAS DE OVO

Os ovos são um dos alimentos perfeitos da natureza. São uma excelente fonte de proteínas e contêm todos os aminoácidos essenciais de que o nosso corpo necessita. Os ovos são também uma boa fonte de ferro, cálcio, zinco e folato – todos nutrientes importantes para a fertilidade. 

Uma forma simples de incorporar as gemas de ovo na sua dieta é cozê-las e adicioná-las a saladas ou salteados. Também pode fazer uma deliciosa frittata ou quiche utilizando as gemas de ovo como base. 

Seja qual for a forma que escolher para as comer, adicionar gemas de ovo à sua dieta é uma óptima forma de aumentar a sua fertilidade.

SEMENTES DE GIRASSOL

As sementes de girassol são um excelente alimento para a fertilidade. São uma boa fonte de vitamina E, zinco e ácido fólico, que são todos nutrientes importantes para a fertilidade. As sementes de girassol também são ricas em proteínas e fibras, o que pode ajudar a regular os níveis hormonais e a melhorar a qualidade dos óvulos. 

 Apenas 1/4 de chávena de sementes de girassol fornece quase 50% da dose diária recomendada de vitamina E. Pode adicioná-las a saladas, iogurtes, batidos ou simplesmente comê-las como um snack.

PEIXES GORDOS

Os peixes gordos, como o salmão e as sardinhas, são uma excelente fonte de ácidos gordos ómega 3, que são essenciais para a saúde reprodutiva. 

Os ómega 3 ajudam a regular os níveis hormonais, melhoram a qualidade dos óvulos e promovem a implantação. Também reduzem a inflamação, que é uma causa comum de infertilidade. 

Além disso, os peixes gordos são uma boa fonte de vitamina D, que ajuda a regular o ciclo menstrual, a melhorar a qualidade dos óvulos e a aumentar os níveis de progesterona.

BAGAS

Os mirtilos, as framboesas e outras bagas são ricos em antioxidantes, que têm demonstrado melhorar a saúde reprodutiva tanto em homens como em mulheres. Além disso, as bagas podem ajudar a regular os níveis hormonais e a melhorar a circulação nos órgãos reprodutivos. 

E como são ricas em fibras, as bagas também podem ajudar na desintoxicação, ajudando a remover toxinas nocivas do corpo. Se está à procura de uma forma natural de aumentar a sua fertilidade, incorporar algumas bagas na sua dieta é um bom ponto de partida. 

Para uma forma fácil de as apreciar, basta adicionar algumas bagas ao seu pequeno almoço como por exemplo às suas papas de aveia. Também pode usá-las como cobertura para panquecas ou waffles. Ou para um lanche rápido e saudável, experimente misturá-las com frutos secos e sementes.

ALHO

Um dos melhores alimentos para a fertilidade é o alho. O selénio, um antioxidante, encontra-se no alho e tem demonstrado melhorar a fertilidade tanto em homens como em mulheres. Uma forma simples de adicionar alho à sua dieta é adicioná-lo à sua omelete ou mexido matinal.

Se não for fã de ovos, também pode adicionar alho a pratos de massa, sopas ou guisados. Certifique-se apenas de que o adiciona no final da cozedura para que não se queime. Apenas alguns dentes de alho podem fazer uma grande diferença.

BATATA DOCE

A batata-doce é um dos melhores alimentos para a saúde geral e para a fertilidade.

São uma excelente fonte de beta-caroteno, que é convertido em vitamina A no corpo e é essencial para a fertilidade. A vitamina A é necessária para óvulos e espermatozóides saudáveis e também ajuda a prevenir defeitos congénitos. 

As batatas doces são também uma boa fonte de fibra, que pode ajudar a regular os níveis hormonais. E são fáceis de preparar; basta assá-las no forno ou cozê-las em água a ferver. 

QUINOA

Esta antiga semente está repleta de nutrientes essenciais para a saúde reprodutiva, incluindo proteínas, folato e zinco. A quinoa também é relativamente fácil de preparar, o que a torna uma óptima opção para casais ocupados que estão a tentar engravidar. 

Basta cozinhar a quinoa em água ou caldo e depois adicionar os seus vegetais e temperos favoritos. Também pode utilizar a quinoa em vez de arroz ou massa em muitas receitas. Quer esteja a tentar aumentar as suas hipóteses de engravidar ou esteja apenas à procura de uma refeição saudável e deliciosa, a quinoa é uma óptima opção.

CONCLUSÃO

Considere incorporar alguns (ou todos!) destes superalimentos da fertilidade na sua dieta se estiver à procura de formas de aumentar a sua fertilidade naturalmente. Ao encher-se de alimentos ricos em nutrientes, estará a dar a si própria a melhor hipótese possível de conceber e ter uma gravidez saudável.

Um nutricionista especializado na área da fertilidade será capaz de lhe fazer um plano mais adequado ás suas necessidades! 

 

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