blog / Saúde da mulher

Preparação para o parto com Acupuntura

Acupuntura na preparação para o parto refere-se a tratamentos semanais a partir de 36 semanas de gestação para preparar as mulheres para o parto. A acupuntura pré-parto tem efeitos excelentes na preparação para um parto mais suave possível, preparando o corpo da mulher para o nascimento com ênfase no colo do útero e na pélvis.

A acupuntura pré-nascimento oferece a oportunidade de também tratar sintomas induzidos pela gravidez, incluindo hipertensão, insónia, azia ou bebés posicionados posteriormente.

A pesquisa sobre o uso da acupuntura na preparação para o parto apareceu pela primeira vez em 1974 em um estudo de Kubista e Kucera. A pesquisa concluiu que sessões de acupuntura uma vez por semana a partir de 37 semanas de gestação foram bem-sucedidas na redução do tempo médio de trabalho de parto das mulheres tratadas com acupuntura.
Eles calcularam o tempo de trabalho de duas maneiras:
O primeiro foi o tempo médio entre uma dilatação cervical de 3-4 cm e o parto. No grupo de acupuntura foi de 4 horas e 57 minutos em comparação com cinco horas e 54 minutos no grupo de controle. O segundo foi o tempo subjetivo médio do trabalho de parto, medido desde o início das contrações regulares (10-15 minutos) até o parto. O grupo de acupuntura teve um tempo de trabalho de parto de 6 horas e 36 minutos em comparação com oito horas e 2 minutos no grupo de controle.

Em 1998 Zeisler et al. usaram acupuntura a partir de 36 semanas de gestação. Este estudo concluiu que o tratamento com acupuntura teve um efeito positivo na duração do trabalho de parto ao encurtar o primeiro estágio do trabalho de parto, definido como o tempo entre a dilatação cervical de 3 cm e a dilatação completa. O grupo que recebeu acupuntura teve uma duração média de 196 minutos em comparação com o tempo do grupo controle de 321 minutos.

Em 2004, houve um estudo observacional (Betts & Lenox) examinando o efeito da acupuntura pré-natal. Envolveu 169 mulheres que receberam acupuntura pré-natal e que foram comparadas à população local para gestação no início do trabalho de parto, incidência de indução médica, duração do trabalho de parto, uso de analgesia e tipo de parto. No grupo de acupuntura houve uma redução geral de 35% no número de induções (para as mulheres que tiveram seu primeiro bebé, esta foi uma redução de 43%), redução de 31% na taxa epidural. Ao comparar os cuidados apenas com obstetrícia, houve redução de 32% no parto por cesariana de emergência e aumento de 9% nos partos vaginais normais. A conclusão foi que a acupuntura pré-natal parecia fornecer alguns benefícios terapêuticos promissores na assistência às mulheres para ter partos vaginais normais e que um estudo controlado randomizado adicional é necessário.

 

preparação para o parto com acupuntura
Maturação do cervix na preparação para o parto

Um estudo controlado randomizado sobre os efeitos da acupuntura no amadurecimento do cervix foi publicado por Rabl em 2001.

RESUMO E CONCLUSÃO:

O objetivo deste estudo foi avaliar se a acupuntura a termo pode influenciar o amadurecimento do cervix e, assim, reduzir a necessidade de indução pós-data. Nas suas datas previstas do parto, 45 mulheres foram randomizadas num um grupo de acupuntura (25) ou num grupo de controle (20). O grupo de acupuntura recebeu acupuntura a cada dois dias. As mulheres de ambos os grupos foram examinadas a cada dois dias para o comprimento do colo do útero (medido por ultrassonografia vaginal, muco cervical e tensão do cervix, de acordo com a pontuação de Bishop). Se as mulheres não tivessem dado à luz após 10 dias, o parto era induzido pela administração de comprimidos vaginais de prostaglandina. O tempo desde a data prevista do parto da mulher até o parto foi uma média de 5 dias no grupo de acupuntura em comparação com 7,9 dias no grupo de controle, e o trabalho de parto foi induzido medicamente em 20% das mulheres no grupo de acupuntura em comparação com 35% no grupo de controle . Não houve diferenças entre a duração total do trabalho de parto ou do primeiro e segundo estágios do trabalho de parto. Os autores concluíram que a acupuntura nos pontos Hegu – 4IG e Sanyinjiao – 6BP apoia o amadurecimento cervical e pode encurtar o intervalo de tempo entre a data prevista do parto da mulher e a hora real do parto.

Bebés que não estão em posição cefálica

Às vezes, o bebé não chega à posição correta antes do início da preparação para o parto. A moxabustão é frequentemente recomendada no ponto 67Bx especificamente. Não é totalmente compreendido de uma perspectiva médica ocidental; no entanto, foi visto que este tratamento ajuda a estimular a produção de hormonas maternas e estimula o revestimento do útero a se contrair de uma forma que pode ajudar a virar o bebé.

TRATAMENTO IDEAL: Moxabustão no ponto 67Bx 10 minutos de cada lado diariamente.

Preparação para o parto Centro Hospitalar do Médio Tejo

Explore outros artigos
Marque a sua consulta ou envie-nos um e-mail

Estamos disponíveis para consultas na clínica e virtuais, com horários disponíveis durante todo o dia. Temos localizações no Entroncamento e Tomar. Ver todas as localizações.

 
Scroll to Top